7 dicas para organizar uma mala pequena e levar o necessário.

7 dicas para organizar uma mala pequena e levar o necessário.

sistema sistema 17/06/2018 Dicas

1. Escolha a mala certa

Esta pode parecer óbvia, mas é super importante. Se você vai fazer uma viagem de dois meses pelo sudeste asiático, ficando em pousadas, de ilha em ilha, melhor levar um mochilão do que uma mala de rodinhas, certo? Se vai passar uma semana a trabalho em outro país não há necessidade de levar aquele trambolho GG, né? Enfim, a dica é escolher a mala adequada para a viagem. Confesso que após anos namorando várias, só no ano passado encontrei a mala da minha vida. Ela é do tamanho perfeito para a maioria das minhas viagens, é super leve e gosto do fato de ela abrir no meio, o que deixa duas laterais não muito fundas para guardar as coisas. Isso ajuda porque fica mais fácil de ver tudo o que tem dentro. Comprei a minha fora do Brasil, mas tem um outlet da Rimowa aqui em São Paulo para quem quiser investir. Já aviso que é uma bolada, mas, no meu caso, foi um bom investimento. E você já encontrou a mala da sua vida? Se não, não desanime.

2. Planeje antes de começar a selecionar as peças

De novo pode parecer lógico fazer isso, mas muita gente começa a fazer a mala sem pensar muito. Que tipo de viagem você vai fazer? A trabalho? A passeio? Qual a previsão do tempo? Você vai em algum evento formal, que pede um tipo de roupa mais elegante? Será que vai chover? Quantos dias você vai ficar longe? Que tipo de sapato levar? Enfim, são vários os fatores que irão influenciar na escolha das suas peças, então é sempre bom perder alguns minutos para pensar nestas coisas. Se você é super organizado e sabe mais ou menos seu itinerário dia a dia esta tarefa vai ser mais fácil. Mas o importante é tentar ao menos fazer uma mini programação para poder saber quantas calças levar, se será preciso levar um casaco mais pesado, etc.

3. Faça uma lista

Conhecendo bem as características do destino, já é possível partir para a boa e velha lista de viagem. Ao escrever os itens considerados essenciais, fica mais fácil analisar o todo de forma sistemática e, consequentemente, avaliar o que está sobrando e o que falta.

4. Faça combinações inteligentes

Um segredo fundamental para arrumar malas de adultos ou crianças é investir em combinações inteligentes. Dê preferência a peças de cores neutras ou complementares, que podem ser utilizadas em diferentes combinações e em diversos contextos.

Uma calça jeans, por exemplo, pode integrar tanto um look diurno, perfeito para fazer um passeio por cidades históricas ou turismo religioso, quanto uma versão mais sofisticada, para um jantar a dois em uma viagem romântica.

5. Leve roupas estratégicas

Não basta apenas ser versátil! A melhor roupa para mala pequena precisa ser, também, estratégica. Invista em tecidos leves, pouco volumosos e que não amassem muito. Assim, mais um item já pode ser dispensado da lista: o ferro de passar!

6. Foque no que é realmente necessário

Falando em ferro de passar, o secador de cabelo, as toalhas e os acessórios são realmente necessários? Em muitos casos, o medo de precisar de algo faz com que o volume de itens desnecessários cresça muito, e que a mala pequena se torne apenas um sonho distante.

Não deixe que isso aconteça!

Informe-se se sua hospedagem oferece alguma dessas funcionalidades (toalhas e secadores de cabelo são itens praticamente certos!) e elimine de sua lista aquilo que não é necessário.

Quanto aos acessórios, foque naquilo que tem utilidade verdadeira (como cintos ou chapéus, em caso de viagens para as melhores praias brasileiras) e deixe os supérfluos para trás sem peso na consciência!

7. Use técnicas de aproveitamento do espaço

Você já ouviu falar nas técnicas de organização de Marie Kondo? A empresária japonesa ficou mundialmente famosa por seus incríveis métodos de ordenação de roupas e itens pessoais, sempre pensando em eliminar o excesso, mantendo consigo somente o que é estritamente necessário.

Entre as dicas de Marie, há algumas especialmente voltadas para formas otimizadas de dobrar e guardar roupas, aproveitando da melhor forma os espaços disponíveis. Quer conhecer algumas delas? Veja abaixo.

  • dobre as roupas em rolinhos ou em triângulos para ganhar espaço na mala;
  • encaixe os itens uns nos outros;
  • guarde peças menores em sacos;
  • transfira perfumes, shampoos e cremes para frascos menores, de acordo com o tempo de duração da viagem;
  • aproveite todos os bolsos da mala.

Importância de um bom planejamento

Aposto que, ao ler este título, você pensou em planejamento financeiro, não foi? E você não se enganou! Ele é realmente importante para determinar o sucesso de uma viagem.

Mas, além disso, planejar com calma a organização da mala pequena também é essencial. Por isso, assim como já é hábito reservar um tempo para planificar os gastos e as estratégias de viagem, reservar um período tranquilo para pensar na composição da mala também deve ser.

Não deixe para a última hora: faça sua mala pequena com antecedência, testando combinações de itens, removendo aquilo que está sobrando e incluindo o que foi esquecido, mas era essencial.

Organizar uma mala pequena demanda paciência, desapego e muita praticidade. Pode ser difícil cumprir o objetivo nas primeiras vezes, mas, com o tempo, a tarefa tende a fluir melhor e a se tornar cada vez mais prazerosa.

×

Omnibees - Intelligent Hotel Distribution
Reservar Agora